quarta-feira, 1 de junho de 2011

Cheiro de Vó




Como razoavelmente boa representante do sexo feminino, vira e mexe eu tenho vontade de comer aquele docinho, sabe? Eu disse “razoavelmente boa representante do sexo feminino” porque diferentemente da grande maioria das mulheres eu não gosto de chocolates e não ligo para bolsas, sapatos e perfumes (para grande alívio do meu marido!)

Porém, de vez em quando acontece uma coisa engraçada comigo. 
Me dá um siricutico e eu fico com uma vontade louca de comer por exemplo rabanete, acelga, amêndoa, brócolis, feijão branco, grão-de-bico ... comidas nada atraentes, convenhamos. 
Dizem que é nosso corpo implorando por algum nutriente presente naquele alimento.

Mas nos últimos dias um siricutico diferente me visitou. Estou sentindo falta de cheiro de Vó. O pior: não sei qual é, não conheci as minhas Avós. 
Mas como já disse, é meu corpo implorando por algum nutriente.

Quando era pequena eu assistia ao Sitio do Pica Pau Amarelo (aquele maravilhoso dos anos 80) e sonhava em ser neta da Dona Benta. 
Ela representava exatamente o que era ser Avó na minha imaginação.

O cheiro de Vó pra mim há de ser diferente do cheiro da mãe porque não tem cheiro de tensão, preocupação, pressa e culpa. Há de ser um cheiro aveludado  e doce como o da mãe, mas cheio da presença de um certo relaxamento, do tipo “sei o que estou fazendo, tudo dará certo”.

A Avó há de ter cheiro de terra molhada, bolo saído do forno, campos de alfazema, cafuné, algodão doce, comida gostosa feita no forno à lenha, cheiro de um lindo bordado, de paciência, de sabedoria, de cobertor quentinho num dia de inverno, cheiro bento, cheiro de Dona Benta ...
Cheiro de zelo e saudade.

Que vontade de cheirinho de Vó!



Recomendações:




14 comentários:

  1. Que saudade da minha vó e do cheiro dela....era cheirinho de talco, misturado com amor e carinho e, agora que ela se foi, banhado de muitaaaa saudade!!Como eu queria senti-lo de novo!!

    ResponderExcluir
  2. Incrivelmente , li seu texto assim q acabei de desligar o telefone ... estava falando c MINHA AVO ...
    Esse texto chegou a doer em mim ...
    Saudades de ser criança e de viver tudo isso de novo ... O tempo atropela tudo mas as recordações ficam na gente como tatuagem .
    Sei q não é real mas a gente deveria chegar numa idade e não envelhecer mais .

    ResponderExcluir
  3. Que lindo, Dri! Me lembrei da minha vó postiça a D. Maria de Guaxupé, o cheiro de forno a lenha e de biscoito de polvilho!
    Ainda bem que os nossos filhos têm avós!!

    ResponderExcluir
  4. Ana Lucia Molina, via Facebook:

    Dri, Adorei o "cheiro de vó!
    Sinto tanta saudade da minha Vó Gracinda.Bjos

    ResponderExcluir
  5. Ana Lucia Molina, via Facebook:

    Após visitar o blog da minha querida e bonitinha amiga Adriana, fui até minha caixa de fotografias e, matei saudade da minha (nona) Vó Gracinda.Adorava observá-la cozinhando.Ela fazia massa fresca pro macarrone do Domingo e umas belas porpetas!! Uau...quanta saudade!Ela me ensinou muito! Aproveitem e visitem o blog www.adriana-fiatlux.blogspot.com . Cheiro de Vó foi um delicioso relembrar.

    ResponderExcluir
  6. Que texto fofo Dri. Meu favorito!! Que bom lembrar da avó da gente!! Essa sensação de "eu sei o que estou fazendo, tudo vai dar certo" é tão boa, uma traz paz e tranquilidade. Com certeza um dia vamos ser avós, mas no meu caso sem os quitutes deliciosos (ainda sou uma negação na cozinha. Se bem que ainda vou ter muito tempo para praticar, não é mesmo? hehehe :) beijos e parabéns pelo texto!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Adriana! Ontem mesmo estava falando com minha irmã sobre a nossa avózinha, das preocupações que ela tinha com a gente. Vi seu comentário no meu blog, confesso q ainda não fiz aquela torta, mas ela está na minha lista, só falta tempo e coragem rsrsrsrs. Assim que eu fizer e se ficar boa, eu posto as dicas. bjs

    ResponderExcluir
  8. Que lindo isso Adriana!!!! texto maravilhoso!! senti agora mesmo, na minha memória olfativa, o cheiro da minha vózinha!!! que saudades!!! eu conheci as duas, mas a minha avó materna tinha um cheirinho particular disso tudo que vc descreveu acima. Tenho certeza que vc, apesar de não ter tido conhecido as suas avós, descreveu perfeitamente o cheirinho delas. ADOREI!!! BJS

    ResponderExcluir
  9. (Great)Teacher Denise Monteiro via e-mail:


    the smell of my Grandma... She smelled like lavender...She she used to
    bake cakes for me.. I miss her a lot She lived with us for a while and
    she used to say"Shall Holly Mary protect you" when I was off to
    PUC....
    Denise

    ResponderExcluir
  10. Carolina Di Beo em seu blog

    http://caroldibeo.blogspot.com

    "Amei! Muito lindo mesmo! Eu sou muito "ligada" com a minha vó, uma coisa muito especial.Que pena que voce nunca conheceu as suas, porque é muito gostoso ter vó...
    Bjo."

    ResponderExcluir
  11. Fernanda Damiani Oliveira26 de junho de 2011 às 15:24

    engraçado que o cheiro de vó pra mim é o cheiro da sua mãe! hauehauheauheuaheua

    ResponderExcluir
  12. Lindo Dri!

    Eu tive apenas uma avó... nunca fui muito chegada a ela... sempre gostei e fui "gostada" mais pelo meu avôzinho lindo! Mas, graças a Deus, minha filha tem avós MARAVILHOSAS e, com certeza, ela já presenciou esse "cheirinho" de avó!
    Lindo o texto!

    Bjos

    ResponderExcluir
  13. Viviane Galisteu Maceron26 de julho de 2011 às 22:01

    Lindo texto ...tive duas avós fantásticas, uma espanhola, perfeita na cozinha,maravilhosa contadora de estórias . Até hoje sinto o cheiro dos doces arábes que ela fazia(foi criada numa região da espanha que foi dominada por arábes.)
    Outra italiana, de uma família de anarquistas, não gostava de cozinhar, mas gostzva de fazer pão, beber vinho e falar de politica. Me ensinou a bordar,a tricotar e gostar de histórias e tb de vinho. Tive até um bisavó, lembro que morreu com 106 anos, um homem fantástico.Hoje sou avó , meu neto tem 2anos, e me preocupo muito com o que vou ensinar a ele. Mas no fundo só quero que ele lembre de mim , como eu de minhas avós: mulheres que com seus gestos me ensinaram de forma mais simples o significado da palavra amor.

    ResponderExcluir
  14. Nao tenho palavras para contar tudo que minha avo fez por mim.Ela foi maravilhosa!nunca esquecerei todo o amor que ela me deu,e tambem o podim feito em cima das brasas.Ainda hoje è a minha sobremesa perferida.Berta.

    ResponderExcluir

myfreecopyright.com registered & protected