domingo, 13 de março de 2011

Vivaldi e o Humor

 
Os primeiros meses deste ano realmente me deixaram muito irritada. Que calor  insuportável! Detesto ficar suando aos cântaros! Não dá vontade de fazer nada ... a não ser ficar prostrada em frente a um bom ventilador.
            E pra dormir? Mesmo quem tem ar condicionado no quarto reclama que a cabeça fica atordoada e o ouvido zunindo pela manhã, afinal, a maioria deles ainda é muito barulhenta.
Que inveja da minha filha ... correu todos esses meses só de calcinha pela casa  e pelo quintal. Nessas horas, eu queria ter 3 anos de novo só pra poder fazer igual! E os homens, que podem desfilar por aí só de shorts, sem camiseta?
A luz do dia ou a falta dela parece que pode influenciar o estado de espírito das pessoas. No verão,  tenho a impressão de que há mais bom humor no ar (diferentemente do que acontece comigo, diga-se de passagem) e no inverno, as pessoas ficam mais introspectivas. Você sente o mesmo?
            Pesquisando sobre o assunto eu obtive algumas informações interessantes a respeito da influência do clima em nosso humor.
            A exposição ao sol estimula a produção de serotonina, o hormônio do bem-estar e da felicidade , e porque no verão há mais luminosidade e os dias são mais longos as pessoas sentem-se mais dispostas a sair e interagir . Em contrapartida, o inverno nos remete ao recolhimento.
O inverno e o outono, por apresentarem dias mais frios e mais curtos, fazem com que as pessoas fiquem mais introspectivas e convidam à reflexão. Mas cuidado, o isolamento e o afastamento do convívio social podem trazer depressão.
A Inglaterra, por exemplo,  é conhecida por, em boa parte do ano, apresentar clima frio e nebuloso.  Será que é por isso que os ingleses são tão deprimidos e a taxa de suicídio entre eles (especialmente jovens) é tão alta? Parece que sim. Neste mesmo país, por conta disso, os órgãos públicos nos últimos anos tem os incentivado  a saírem às ruas e continuarem suas atividades rotineiras mesmo com frio e neve.
Nos meses mais frios é possível aumentar a disposição e o bom humor, através de uma alimentação rica em vegetais e grãos integrais. Chocolates e pães também são bem-vindos pois aumentam os níveis de serotonina. (Graças a Deus! Que venham os pães deliciosos e quentinhos da padaria, com muita manteiga!)
No entanto, parece que o que pode garantir bom humor o ano todo é a pratica regular de atividade física, pois ela auxilia na produção de endorfina, que ajuda a relaxar e dá prazer, despertando o bem-estar.
O mês do ano mais esperado por mim é Setembro.
Eu amo a primavera!
Apesar de ser o mês em que eu mais espirro (trata-se da estação onde há mais pólen no ar) é o início da época mais deliciosa para mim. Quando entramos no mês de Setembro, eu começo a ouvir Vivaldi, ele toca bem dentro da minha cabeça ... fico cantarolando o dia todo.
A minha vontade era de não ligar para o ridículo da situação e sair rodopiando por aí com uma saia de bailarina e flores na cabeça. Já que não posso fazer isso, pois apesar de não haver mais manicômios, eles foram substituídos por “hospitais psiquiátrios” (e eu realmente não gostaria de conhecer um) eu ponho a minha filha para realizar tal intento.
E me realizo ao vê-la dando voltas e tentando fazer “pliês” pela casa.
Não há mau humor que resista!



4 comentários:

  1. A primavera tb é a minha estação preferida! Mas eu adoro trabalhar no inverno!

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto de todas as estações, mas realmente o calor que fez no começo desse ano foi enlouquecedor! Eu me imaginava na praia (que é minha paixão) todos os dias...Mas, enquanto ainda não moro em uma cidade litorânea, prefiro dias de calor mais amenos, ou de frio suportável!
    Beijos!Saudades de você!

    ResponderExcluir
  3. Dri,
    Acabei de deixar um comentário aqui, e esqueci de dizer que também estou fazendo um site para mim. Ainda está bemmm no começo...Dá uma olhadinha lá:
    http://fernandalguimaraes.blogspot.com/
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Dri ....
    Vc é uma comédia .... rsrsrs morro de rir com seus adendos ... ai ai ai ...
    Gosto do verão ... uhuuuuu . Fico numa animaçãoooooooooooo ... kkkkk , qto ao inverno só se for como um dia de sol e frio ... aaaaaaa q delicia e vc sabe bem em q cidade , né .... Agora chuva e frio , tenha dó . Bem depre isso de chuva e frio ...
    Bjosssssss e q chegue logo o VERÂO !!!!

    ResponderExcluir

myfreecopyright.com registered & protected