sábado, 19 de março de 2011

Confissões de uma senhora




Quando começaram a me chamar de “senhora” e “dona Adriana” há cinco anos (e eu só tenho 35!!!!!) eu, que sempre fui abençoada por me acharem mais nova do que eu realmente era, confesso, fiquei muito assustada!
Tá certo que o Brasil é um país muito jovem e que quando eu tinha 13 anos achava as de 26 velhas e vá lá que a maternidade e as preocupações que advém dela tenham trazido rugas extras mas “senhora”?. Aí já é demais! Gordinha do jeito que estou e de cabelo curtinho que são dois elementos que fazem você parecer mais jovem (anote aí!), não é possível que estejam me achando com cara de velha!
Aliás, na atualidade, este termo “velho” foi abolido, já perceberam? Não é politicamente correto chamar um velho de velho, você tem que dizer que ele está na terceira idade, na melhor idade, idoso vá lá, mas velho? Que falta de educação a sua! E eu fico me policiando o tempo todo para não lançar mão desta palavra ... que estresse! Quando eu era criança adorava dizer “velha coroca” quando dava na telha. Sou presa se fizer isso hoje.
Já notei que as únicas pessoas que não se referem a mim como “dona” ou “senhora” é o tal pessoal da terceira idade (quarta, quinta ...). Estes me chamam de moça, mocinha, querida ...
E o pior são as informações que eu tenho atraído:
“Xiii, cê não sabe de nada, depois dos 35 emagrecer é quase impossível!”
“Daqui a pouquinho (daqui a pouquinho???), quando você entrar na casa dos 40 vai ter que comprar óculos. Ler bula, nunca mais a olho nu!”
“Logo logo vai ter que tingir o cabelo, você vai ver!” (eu já tinjo, desde os 15! respondo)
“Ah, minha filha... depois dos 45 tudo no corpo fica mole, sem viço ... nem ginástica resolve mais”
Eu achei que o medo de envelhecer nunca fosse me atingir, nunca tive medo da passagem para o lado de lá (o das donas, você sabe!) mas na nossa sociedade, bombardeada de informações sobre como não envelhecer, o ato (de bravura) de não envelhecer se torna tão importante que até eu, que nunca dei bola pra isso, começo a ficar temerosa ...
Conheço algumas donas que usam all-star (essa foi pra vocês duas! Vocês sabem quem! Ah ah ah), outras que usam mini-saias (e colocam orgulhosas as pernas de fora no Orkut), outras que mentem a idade, que usam muito brilho e maquiagem, que vão a baladas com as filhas de 12 anos (pior: vestidas como elas!), que usam cabelão igual a da super BÜNDCHEN, ou seja, fazem qualquer coisa que possa ajudá-las a se sentirem moçoilas ...
Mas cá com meus botões, estou pensando que se este temor não passar, 
eu tenho certeza de que em 10 anos, eu hei de fazer o mesmo que elas!


7 comentários:

  1. Eu uso all-star desde sempre. É a molecada que está se apoderando do "meu" tênis!!!!

    ResponderExcluir
  2. Hahaha
    Adorei! É isso aí Marina!

    "When I am an old woman I shall wear purple
    With a red hat that doesn't go and doesn't suit me"

    Tenho me preocupado um pouco com essa questão, mas não demais.Quero envelhecer bem, sob todos os pontos de vista, mas principalmente com uma cabeça boa!
    Beijos com saudades para as duas
    Andréa

    ResponderExcluir
  3. Dri,

    Me chamam de senhora desde os meus 28 anos....hehehehe....Tenho sido alvo desse "pronome de tratamento" por parte dos meus alunos, dos porteiros, dos feirantes, das crianças do meu prédio,dos atendentes, e por aí vai....hehehe.... Imagina quando eu estiver com 40 (só faltam 9 anos)??!! rs.

    Beijo grande! =)

    ResponderExcluir
  4. Está convidadissima para as baladas , é só vc resolver ....
    Não acho que seja questão de idade ... é uma questão de gosto . hehehehe .
    Bjuuuuuuuuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu texto. :) Tenho 44 anos, e parece que ainda tenho 30. Ainda assim, há os que me chamem de "senhora", e isso dá nos meus nervos. Mas aí devolvo a "gentileza" e tudo fica bem, porque, do mesmo modo que eu não gosto de ser interpelada dessa maneira, os outros também não. Pode me chamar de sádica e infantil, mas adoro ver a cara azeda das caixas quando as chamo de "senhora" de volta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah ah ah ... boa estratégio! GOstei. Vou devolver os senhoras ... Obrigada pela contribuição ao texto!

      Excluir

myfreecopyright.com registered & protected